sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Terapia Fotodinâmica !

Esta terapia está ocupando um espaço cada vez mais ativo na dermatologia. Hoje, além do tratamento de vários tipos de tumores da pele, onde ela já era utilizada, a terapia fotodinâmica ampliou sua área de atuação para o controle de doenças como a acne e também numa melhora importante no rejuvenescimento cutâneo.
A luz como forma de tratamento
É aplicado um produto na pele - o ácido 5-aminolevulínico (ALA) - que penetra e se instala nos tecidos tumorais, nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas. O ALA é uma substância fotosensibilisante, ou seja, ao se impregnar no tecido, ele capta a irradiação de uma luz concentrada e direcionada para a área a ser tratada, que vai provocar a destruição do tecido desta área. O tratamento é feito por aparelhos especiais para a emissão de luz, como a luz azul, o laser e a luz intensa pulsada.
De acordo com os diferentes locais de penetração do ALA, podemos realizar vários tipos de tratamento:
- Tumores cutâneos: é a utilização mais antiga da técnica. O tratamento elimina em apenas 1 aplicação de 80 a 100 % das ceratoses actínicas, e dos carcinomas espino e basocelulares superficiais.
- Acne: devido a sua atuação nas glândulas sebáceas e na bactéria responsável pela inflamação (propioniumbacterium acnes), esta terapia consegue diminuir em 60 % a acne inflamatória, num período de 1 mês, após 2 a 4 sessões semanais, sem utilização de nenhum medicamento convencional para o controle desta doença e sem efeitos colaterais.
- Rejuvenescimento: a terapia fotodinâmica diminui sensivelmente as ceratoses, as sardas e os pequenos vasos sanguíneos dilatados na pele (telangiectasias). É feita a aplicação do ALA pelo menos 2 horas antes da aplicação da luz ou do laser. O aparelho mais utilizado é a luz intensa pulsada (Quantum). Ocorre vermelhidão na área, com posterior formação de crostas, que irão se desprender no período de 3 a 4 dias, junto com uma descamação importante da pele. Cada sessão deve ser feita com intervalo de 1 mês e o tratamento equivale a 3 sessões da luz intensa pulsada sem ALA. A melhora da aparência começa a aparecer a partir da segunda sessão.
A terapia fotodinâmica é mais uma técnica no arsenal de tratamentos que usam aparelhos para o controle das diversas doenças da pele, diminuindo a necessidade do uso de medicamentos e o índice de efeitos colaterais e, ao mesmo tempo, visando a facilitar a vida dos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário